Especialidades

Especialidades Ortopédicas

A medicina é uma área de inúmeros conhecimentos e repleta de detalhes complexos. Somos atingidos por uma grande variedade de doenças e problemas, sendo impossível para um médico dominar completamente todos os aspectos do corpo humano. Por este fato, existem certas especializações pré-determinadas em certas áreas para que sejam mais efetivos nos tratamentos.

Mesmo assim, encaramos o fato de que somente a especialização em ortopedia, por exemplo, não basta. É necessário escolher uma região específica do corpo para estudar e trabalhar com a maior probabilidade de eficiência no seu trabalho.

Coluna

Torna-se cada vez mais comum a procura por médicos que sejam especializados na coluna vertebral. Com a evolução da sociedade moderna, criamos hábitos errados e passamos muito tempo em frente ao computador, por exemplo. Para este novo estilo de vida, acabamos por não fortalecer a musculatura e nos sentamos de forma errada.

Com isso, é evidente que as doenças de coluna se tornaram extremamente comuns na prática diária do ortopedista especializado. Este é o profissional responsável pela análise e tratamento de traumas, deformidades e lesões degenerativas.

Cotovelo

O ortopedista especializado nesta articulação é capaz de realizar tratamentos de doenças no ombro, braço e cotovelo. Sempre com o objetivo de restaurar as funções e eliminar a dor, seja para tratamentos não cirúrgicos ou até a realização de cirurgias, nos casos em que a intervenção é necessária.

Uma das patologias que são comumente tratadas é a lesão do tendão do bíceps distal, que acontece de maneira progressiva. Acontece normalmente por conta do esforço repetitivo do músculo e está diretamente associada a praticantes de atividades físicas intensas como musculação ou crossfit, mas também pode se desenvolver pelo uso excessivo em trabalhadores braçais.

Outra doença conhecida é a epicondilite lateral, conhecida de forma comum como “cotovelo de tenista”, que consiste em uma modificação nos tendões que dão força de pressão na mão e extensão do punho.

Joelho 

Dentre as lesões tratadas pela ortopedia, as mais comuns atualmente são as que atingem a articulação do joelho. E podem comprometer a parte óssea ou mesmo cartilaginosa. E algumas destas doenças têm uma maior facilidade de diagnóstico, como a artrose do joelho. Outras podem exigir uma maior atenção na análise do problema, pois são necessários exames complementares para a compreensão real da situação.

Os ortopedistas especializados nesta área também são responsáveis pela prótese de joelho, por exemplo, que consiste em um revestimento artificial colocado na superfície da articulação, que possui uma cartilagem desgastada.

Mão

Como se trata de um órgão vital com funções complexas no corpo humano, a cirurgia de mão se trata de uma especialidade pluridisciplinar, com conhecimentos e formação em neurocirurgia, cirurgia plástica e ortopedia.

O ortopedista de mãos cuida de qualquer lesão que afete o funcionamento do membro, desde o plexo braquial no pescoço, passando pelo cotovelo e antebraço. E ainda é possível o tratamento de estruturas correlatas, como: ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e punho.

Pés

O ortopedista especializado em pés trata de anomalias que afetam o pé e o tornozelo (incluindo músculos, ossos, nervos, tendões e articulações). Os ossos dos pés permitem ter equilíbrio, gerar propulsão e movimentar nosso corpo nas atividades cotidianas.

São comuns, por exemplo, cirurgias de joanetes e deformidades dos artelhos. Procedimentos por artroscopia, em conjunto com novas tecnologias, têm possibilitado mais segurança no tratamento de lesões complexas. Realizado por pequenas incisões, é capaz de tornar a recuperação do paciente mais rápida e eficaz.

Quadril

Responsável por interligar os membros inferiores com o tronco, a articulação do quadril tem as seguintes funções na estrutura física: equilibrar e suportar o peso do nosso corpo e proteger o sistema reprodutor, além de parte do sistema digestivo.

O ortopedista especialista em quadril realiza osteotomias, artroscopias e cirurgia reconstrutora com a prótese total de quadril. Atualmente, é possível realizar técnicas cada vez menos invasivas e utilizar equipamentos tecnológicos de ponta para alcançar ainda melhores resultados para a área.

Ombro

É muito comum nos depararmos com atletas de alto rendimento sofrendo lesões na área dos ombros. Vôlei, tênis, natação e handebol, por exemplo, exigem muito da região, aumentando a probabilidade de lesões.

Sempre buscando o objetivo principal de eliminar a dor e restaurar a função do local, os ortopedistas especializados nessa área se utilizam do que há de mais avançado no tratamento de doenças do ombro, braço e cotovelo.

Aqui podem ser realizados desde o tratamento não cirúrgico, até habilidades artroscópicas minimamente invasivas, passando por técnicas de reconstrução avançadas. São artroplastias, fraturas e revisões cirúrgicas complexas.

Oncologia

É essencial lembrar que o câncer ósseo é, na maioria das vezes, secundário. O que significa que acomete primeiramente outro órgão para, em um segundo momento, se espalhar para o esqueleto.

Os órgãos que levam à metástase óssea são a próstata, a mama, o pulmão, a tireoide e o rim. Entretanto, é possível que existam casos primários nos ossos, e devem ser avaliados durante todas as fases da vida.

Na atualidade, o avanço do tratamento oncológico clínico e cirúrgico fez com que a preservação dos membros afetados pelo câncer fosse tratada como uma regra essencial. O ortopedista oncológico se especializa em técnicas que ajudam a preservar o osso acometido pela doença, com a remoção de tumores malignos e benignos no sistema musculoesquelético.

A Clínica MOV de Ortopedia e Traumatologia possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Agende sua consulta e seja atendido pelos nossos melhores profissionais.